ERNESTO TZIRULNIK ADVOCACIA

A ETAD assessora clientes em procedimentos de regulação de sinistro, presta consultoria em questões legais e regulatórias e patrocina causas judiciais e arbitrais complexas de seguro, resseguro e corretagem. Além disso, atua em casos de direito contratual, responsabilidade civil e conflitos societários.

Entre os clientes, encontram-se empresas de diversos setores da economia (agronegócio, alimentação, comércio, construção civil, energia, farmacêutica, indústria, logística, mineração, siderurgia) e bancos, seguradoras, resseguradoras, corretoras de seguro e de resseguro.

Ao longo da história atuou em casos de repercussão nacional e internacional envolvendo sinistros elétricos, químicos, mecânicos, hidráulicos, geológicos etc. Coopera com os principais centros de tecnologia e pesquisa aplicada para suporte técnico dos serviços jurídicos.

Como a advocacia depende de aprimoramento tecnológico e criatividade, a ETAD mantém-se na vanguarda desde a década de 1980. Além de sofisticada proteção de dados, utiliza, entre outros recursos, cinematografia e maquetes.

Além disso, a ETAD fomenta a pesquisa científica e políticas públicas junto ao Instituto Brasileiro do Direito do Seguro – IBDS e incentiva a cultura através do Projeto Ceará 202.

AÇÃO INSTITUCIONAL

A luta pela construção de um novo direito do seguro no Brasil levou, em maio de 2000, à fundação do IBDS, responsável pela realização de inúmeros de congressos, cursos e seminários, com a participação de juristas brasileiros e estrangeiros.

Foram publicadas dezenas de obras sobre seguros, reunindo mais de setenta juristas e técnicos brasileiros e estrangeiros, documentários.

O IBDS coordenou os trabalhos de elaboração do anteprojeto de lei sobre o contrato de seguro que levou à apresentação ao Congresso Nacional, em 2004, do primeiro Projeto de Lei do Contrato de Seguro brasileiro (PL 3.555/2004), aprovado em dezembro de 2016 pela Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado Federal (PLC 29/2017).

RECONHECIMENTO