Fundado em 1984, Ernesto Tzirulnik Advocacia (ETAD) é reconhecido pelos principais guias internacionais como um dos mais importantes serviços de advocacia especializada em direito do seguro.

Além da liderança como butique de direito do seguro, ETAD atua em casos de grande complexidade que envolvem responsabilidade civil, contratos em geral, societário, ambiental e concorrencial. Presta serviços de contencioso judicial e administrativo e arbitragens, consultoria e assessoria para a elaboração e revisão de contratos, formulação de estratégias, solução e prevenção de posições de responsabilidades e conflitos. Seus clientes são sociedades dos mais diversos setores da atividade econômica (siderurgia, química, farmacêutica, energia, construção civil, têxtil, logística, indústria aeronáutica e automobilística, alimentação etc.), assim como bancos, seguradoras, resseguradoras, corretoras de seguro e de resseguro.

O escritório fomenta a pesquisa científica e políticas públicas junto ao Instituto Brasileiro do Direito do Seguro – IBDS e incentiva a cultura com o Projeto Ceará 202.

A advocacia depende de constante aprimoramento tecnológico. Clientes, árbitros e juízes têm pouco tempo para examinar e decidir. ETAD mantém-se na vanguarda tecnológica. Além de sofisticada proteção de dados, utiliza, entre outros recursos, a cinematografia, maquetes, e coopera com os mais importantes centros tecnológicos para suporte dos serviços de assessoria, consultoria e contencioso.
Recuperação judicial de resseguro: o escritório propôs as primeiras ações de recuperação de resseguro no país

Renovação do plano de seguro/ resseguro 2008/2009 da CSN

Sinistros Riscos de Engenharia – Vila Panamericana – Rio 2007

Sinistro do sistema transportador de minérios – CSN – Porto de Sepetiba, Itaguaí-RJ

Seguro Garantia Projeto Brenco – Completion Bond

Mandado de Segurança Circular SUSEP nº 06/90 (Plano Collor)

Desabamento Coletor de Gás do Alto Forno 3 da Usina Presidente Vargas

Incêndio LTF 2 da Usina Presidente Vargas

Queda Descarregadores do Porto de Sepetiba – Terminal de Carvão

Rompimento Linha 4 do Metrô de São Paulo

Rompimento Túneis de Desvio da Usina Hidrelétrica de Campos Novos – ENERCAN

Alagamento Casa de Força da Usina Hidrelétrica Rio das Antas – CERAN

Sinistro UHE Santa Clara

Desabamento Túnel da Linha IV do Metrô de Caracas – Venezuela

Desabamento Túnel do Projeto Hidrelétrico São Francisco – Equador

Explosão Osasco Plaza Shopping

Explosão domo do regenerador 1 do alto-forno 1 da Usina Presidente Artur Bernardes

Prorrogação judicial de seguro de riscos de engenharia de Itaipu Binacional

Obstrução Tubovia do Projeto de Transposição de Rios Manabí – Equador

Sinistro STG – Termoelétrica Porto Velho

Projeto Apólice 40 – Vida em grupo

Sinistro Performance Bond – Thyssen /Itaunense

Sinistro GT – Termoelétrica de Cuiabá

Sinistro de Crédito a Exportação – Metrô de Buenos Aires – Argentina

Sinistro Performance Bond – ESCA/SIVAM

Sinistro Performance Bond – BB/ITAUNENSE

Incêndio SR Veículos Especiais

Incêndio Arizona

Incêndio Lahon

Explosão Brás

Vôo 402 – Fokker 100 TAM – Recuperação de resseguro

AFA – CESSNA – Parecer – Eduardo Campos

Ruptura do Porto Santana/AP – Anglo American

Tag Along – CSN x Ternium/Techint

Dissolução de sociedade – ALL x RUMO

Embraer D&O

Políticas Públicas

A luta pela construção de um novo direito do seguro no Brasil culminou com a fundação do IBDS – Instituto Brasileiro de Direito do Seguro, em maio de 2000.

Os integrantes da ETAD participam ativamente desse movimento e o escritório é mantenedor do IBDS. Ernesto Tzirulnik e Paulo Luiz de Toledo Piza são, respectivamente, Presidente e Vice-presidente do Instituto, desde sua fundação.

O IBDS realizou dezenas de congressos, cursos e seminários, com a participação de juristas brasileiros e estrangeiros. Jean Bastin considerou o movimento do IBDS para o direito do seguro equivalente ao da Associação Henri Capitant para o direito civil. Ruben Stiglitz considerou-a o trator da construção do moderno direito do seguro latino-americano.

Foram publicadas dezenas de obras sobre seguros escritas por mais de cinquenta juristas e técnicos brasileiros e estrangeiros, dois filmes documentários (Um pouco mais Um pouco menos e Reguladores), além da Revista Brasileira de Direito do Seguro e da Responsabilidade Civil. O IBDS inaugurou também a participação brasileira como expositor no RIMS Risk Insurance Mannagement Society e coordenou os trabalhos de elaboração do anteprojeto de lei sobre o contrato de seguro que levou à apresentação ao Congresso Nacional, em 2004, do primeiro Projeto de Lei do Contrato de Seguro da história brasileira, aprovado em dezembro de 2016 pela Câmara dos Deputados (Comissão Especial do PL 3.555/2004) e agora no Senado Federal.

ETAD | GALERIA DE IMAGENS

ETAD | BIBLIOTECA

A Biblioteca ETAD é o maior e mais atualizado acervo de obras atinentes ao Direito do Seguro do país. O escritório desenvolveu internamente tecnologia para o processamento da produção digital, respeitados os direitos autorais.

ACESSAR